sexta-feira, 11 de junho de 2010

Em terras francesas

Muito bem…. Cá estou eu em terras estrangeiras novamente, duas semanas na França, hospedado nos arredores de Paris ( como um bom saqueador hehe ) e em treinamento/trabalho no Centro Técnico de Aubevoye ( em Aubevoye Gaillon, em torno de 100km de Paris ), que é o centro de ensaios da Renault.

Estou com o Marcelo, que trabalha comigo na avaliação dos veículos na fase projeto. Desta vez nos hospedamos em Buc, que é tipo uma cidade perto de Versailles, digo que é tipo uma cidade porque tem uma prefeitura, mas é pequeniníssima, e como não entendo bem o modo de gestão Francês e estou pessoalmente com preguiça de procura, fica sendo tipo uma cidade.

Estamos num distrito industrial, nada em volta, mas mostrou-se uma surpresa bacana. Na minha visita anterior fiquei baseado na cidade de Louveciennes, que é o lugar onde a água para o Chatêau de Versailles é captada. Pois bem, em Buc está o meio do caminho para o transporte da água até Versailles, aqui estão construídos aquedutos para garantir a chegada da água.



Detalhes técnicos à parte, eles já foram integrados à paisagem citadina, existe uma rua de acesso ao lado e ninguém dá muita atenção à obra ( arcos entre 21 e 24 metros de altura com 9m de abertura ).

Além disso Buc se orgulha de alguma coisa à ver com aviação, tipo os primeiros aviadores franceses utilizarem o campo de pouso daqui, história bem contada no site da cidade (http://www.mairie-buc.fr/ para quem tiver curiosidade ). Tanto que tem um Mirage num dos cruzamentos da cidade.


Bem, esta semana não fiz muito fora da Renault, só entrei em fase com a diferença de horário ( 5 horas a mais aqui na França ) hoje, a semana teve fins de dia típicos de Curitiba ( e aparentemente típicos da Normandia segundo todos os franceses ). Tentamos ir ao Chatêau de Versailles, mas chegamos até a primeira fonte e começou a chover forte, então no resumo da semana, dois dias de shopping e três dias de hotel....

Embora pareça que a semana foi ruim, foi muito boa, o treinamento acima do esperado e a viagem até o centro da Renault é bem agradável. A geografia desta região da França é bem simples....tudo é plano, quase não existem acidentes geográficos, seguem algumas fotos que tirei no trajeto, que como era trajeto “profissional”, foram tiradas do carro em movimento...


Nossa boa sorte, contra fluxo, todos querendo entrar e nós saindo. 6h30 já tem trânsito lento nas autoroutes ( 4 pistas com limite de 130 km/h ) calcule a frustração....


Tempo melhorando no caminho.... por todo o caminho a paisagem é esta, plantações entrecortadas por estradas, tudo com uma certa simetria.

Como estou meio preguiçoso utilizo referências da minha memória de quando estava mais interessado. As plantações são de uma semente utilizada para fabricação de óleo ( os campos ficam completamente amarelos ).

Hoje mudamos um pouco o percurso e demos uma passada por dentro de Gaillon, cidade tipicamente francesa do interior.

Tentei tirar uma foto do tipo “pessoas” como a Day....impossível!!


Esta rua é uma das maiores, boa parte das ruas de acesso são mão única.


Avenida principal da cidade ( antes deste trecho ela possui duas pistas ).

Durante a tarde o tempo melhorou bastante e pude tirar umas fotos melhores da paisagem.


Toda vez que se avista uma linha de árvores como esta pode ter certeza de que há uma estrada margeando a mesma, na foto não ficou bom, mas a planicidade do país somado à área cultivada e o impacto da diferença entre o verde e o azul do céu tornam a imagem especial ( tirando o contorno do vidro do carro é claro.... )


Volta para casa, 19h, os carros do lado esquerdo da foto estão parados!! Pelo menos uns 5 km totalmente parados!! Pessoas saindo de Paris para curtir o final de semana.


No retorno passamos por dentro de Buc, este cruzamento é o retrato perfeito das pequenas “cidades” francesas, coloridas, organizadas e estreitas.

P.S.: O Azul do céu em algumas fotos não é edição, são as fotos da forma que foram tiradas.

Um comentário: