segunda-feira, 27 de junho de 2011

Salon International de l’Aéronautique et de l’Espace (SIAE) Paris le Bourget

Olá Caros amigos,

Depois de muito tempo venho postar, ainda que na cronologia toda errada.

Estou na França já há algumas semanas, a Day esteve comigo e fizemos algumas viagens, que postaremos juntos, mas agora vou postar sobre o Salão Internacional de Aeronáutica que ocorreu esta semana aqui em Paris.

O salão acontece num aeroporto que é anexo ( ou tem como anexo ) o museu da aviação, muito expositores dentro dos pavilhões, pois é uma feira de negócios, e o que fomos apreciar foram mesmo os aviões que estavam expostos do lado de fora.

A feira é militar e civil, logo, mísseis, caminhões lançadores, caças, aviões militares de carga.... sem muitas fotos.

Já no céu, foi um espetáculo de verdade, pois durante à tarde tive a oportunidade, única na minha vida, de assitir jatos de exibição além de caças ( um Mirage e um Rafale de exibição da Força aérea francesa, um F16 da Força aérea Norte Americana baseado na Alemanha e à Patrouille de France,  esquadrilha da fumaça francesa, que é formada apenas por jatos ) além do vôo de exibição do A380, o maior avião de passageiros da atualidade.

Além de tudo ainda a diferença do som dos caças militares e dos demais jatos, incluíndo o A380, é muito grande, os caças tem um som absurdamente alto, o piloto do Mirage foi o que vôou com maior velocidade e era muito claro a diferença na propagação do som em relação à velocidade do avião.

Outros aviões se apresentaram, mas o céu ainda estava nublado e as fotos ficaram ruins.





 Estes pombos morando na turbina de serviço de um 747 do museu são fora da curva, imagina se resolvem se mudar para um dos aviões do salão ( para quem não conhece observe nas fotos do A380 no alto das asas traseiras do leme existe uma "pequena" turbina, é esta )




As fotos acima são de um jato de acrobacias, as abaixo do Rafale de acrobacia da Força Aérea Francesa, o piloto completou 30.000 milhas de vôo e era sua despedida do serviço.
O vídeo da apresentação, que assisti simultâneamente num telão ao som de Joe Satriani.
http://www.dailymotion.com/video/xjiuw5_rafale-paris-airshow-2011-le-bourget-lfpb_sport





Observem o detalhe das turbinas.



O vôo do A380 foi algo indescritível, a movimentação do avião no ar foi numa área restrita e a velocidade muito baixa, em alguns momentos podia-se dizer que o avião estava levitando. A foto abaixo dá uma idéia do ângulo das manobras, pois pode-se ver todo o topo do avião.

Segue um vídeo com uma parte do vôo.
http://www.dailymotion.com/video/xjiud0_airbus-a380-paris-airshow-2011-le-bourget_tech






Depois do A360 um F16 que veio da Base Norte Americana na Alemanha. Diga-se de passagem os americanos apresentaram em vôo também a versão de carga do A380, não fotografei pois já estávamos de saída.



Como passamos praticamente o dia, e foi puxado, assisti ao Mirage, ao M800 ( A380 de carga ), e à Patrouille de France enquanto íamos embora, sem fotos, mas ainda assim marcante.